Como combater os piolhos na horta de modo biológico

Combater os piolhos na horta de modo biológico

Sabemos que os piolhos (afídeos, pulgões) têm muitos inimigos naturais que atuam sem necessidade da nossa intervenção. Entre eles estão algumas aves insectívoras (que comem os adultos e os ovos), vespas parasitoides (que parasitam os pulgões com um ovo que irá desenvolver-se dentro do pulgão e durante esse processo vai consumir todo o seu interior), moscas-das-flores, aranhas-caranguejeiras, crisopas, joaninhas etc. Contudo, combater os piolhos na horta de modo biológico, os inimigos naturais podem não ser suficientes. Quando a praga é de grande dimensão, temos de intervir para resolver o problema.

É importante perceber que como em qualquer praga que surge na nossa horta, o combate aos afídeos começa com as medidas preventivas. Para isso, pode ser de ajuda conhecer melhor os pulgões e o seu ciclo de vida. Também devemos ter consciência que um tipo de tratamento pode não ser suficiente. Uma vez que os piolhos na horta multiplicam-se rapidamente, pode ser necessária uma combinação de métodos e esforços repetidos para controlá-los completamente. Seja persistente e paciente; pode demorar um pouco para ver os resultados.

Combater os piolhos na horta pela consociação

O plantio em consociação com outras plantas pode ser muito útil para manter os piolhos longe de suas plantas. Por exemplo: a erva-dos-gatos ou catnip (Nepeta cataria), repele os afídeos. O alho e a cebolinha repelem os pulgões quando plantados perto de alface, brócolos, ervilhas e roseiras.

Se umas plantas repelem os piolhos, outras atraem. Por exemplo, os pulgões são atraídos por: zínia, dália, cosmo, áster mostarda e capuchinha (chaga). Muitas vezes estas plantas são chamadas de plantas-armadilha. Plante-as próximo das culturas tradicionalmente mais afetadas pelos pulgões. Verifique estas plantas-armadilha regularmente para evitar que as populações de piolhos na horta saltem para as suas culturas. Se estiverem atacadas, destrua a planta através da queima ou por outro método seguro.

Combater os piolhos na horta pela prevenção

A deteção precoce dos piolhos na horta, é a chave para reduzir as infestações. O exame semanal das plantas ajudará a determinar a necessidade de controle. Procure folhas deformadas, onduladas, atrofiadas ou amareladas. Examine a área do botão e a parte inferior das novas folhas em busca de aglomerados ou colônias de pequenos pulgões. A presença dessas colônias indica que estabeleceram-se nas plantas e o seu número começará a aumentar rapidamente.

Pequenos números de piolhos na horta podem ser esmagados manualmente ou removidos por poda à medida que são encontrados. Em alguns casos, isso pode fornecer o controle adequado. Se encontrar piolhos na horta em cerca de 5% ou mais das pontas da folhagem de uma planta ou cultura, deve considerar aplicar outras medidas de controle.

Combater os piolhos na horta com tratamentos caseiros

A maioria dos tratamentos usados ​​para o controle, implicam que os piolhos na horta sejam atingidos diretamente com gotículas de spray para que possam ser absorvidos pelo corpo do inseto. Como os piolhos na horta tendem a permanecer na superfície inferior da folha, eles estão protegidos pela folhagem. Assim, para ser eficaz, o tratamento deve ser aplicado também nas partes inferior das folhas.

Nota: Não testamos todas as soluções que apresentamos de seguida. Faça sempre um teste prévio em poucas plantas. O tratamento completo deve aplicado depois de confirmar que a planta não tem reação negativas. Aplique fora das horas de maior calor. Use sempre material de proteção.

Terra de Diatomáceas

Veja aqui como usar

Óleo de Neem

Veja aqui como usar

Receita de Calda de Sabão

Ingredientes: 1L de água; 100g de sabão de barra natural
Preparação: dissolver completamente o sabão em 1 L de água quente. Deixe arrefecer.
Modo de aplicar: pulverize as plantas afetadas cada 3 dias.

Inseticida de sabão e vinagre

Ingredientes: 0,5L de água; 1 colher de sopa de vinagre; uma colher de sopa de sabão líquido natural
Preparação: dissolver bem o sabão na água e adicionar o vinagre. Agite sempre antes de aplicar.
Modo de aplicar: Pulverizar nas planas afetadas 2 a 3 vezes por semana.

Inseticida de vinagre

Ingredientes: 1L de água; 1 colher de sopa de vinagre
Preparação: dissolver bem o vinagre na água.
Modo de aplicar: Pulverizar nas planas afetadas a cada 3 dias.

Macerados de Alho – Repelente contra piolhos na horta

1) Ingredientes: 5 dentes de alho; 1 litro de água
Preparação: Esmague os dentes de alho, misture com o litro de água e deixe macerar durante 24 horas. Depois ferva a mistura por durante minutos. Deixe esfriar e coe o líquido.
Modo de aplicar: pulverize as plantas afetadas uma vez por dia durante 5 dias.

2) Ingredientes: 4 dentes de alho; 1 litro de água
Preparação: Esmagar o alho e juntar na água. Deixar macerar durante 12 dias. Coar e diluir em 10L de água.
Modo de aplicar: pulverize as plantas afetadas.

3) Ingredientes: 100g de alho; 0,5L de água; 10g de sabão; 2 colheres (de café) de óleo vegetal.
Preparação: esmague o alho junto com o óleo e deixe a repousar durante 24 horas.  Entretanto, à parte, dissolva 10 gramas de sabão em 0,5L de água. Depois das 24 horas, misture o alho com a água e o sabão. Coar e diluir em 10L de água.
Modo de aplicar: pulverize as plantas afetadas.

4) Ingredientes: uma cabeça de alho inteira; 0,5L de água; uma colher de sopa de óleo vegetal; uma colher de sopa de pimenta preta.
Preparação: Esmague o alho e misture em 0,5L de água quente. Deixe em repouso várias horas. De seguida, adicione o óleo e a pimenta e coe tudo.
Modo de aplicar: Pulverize a parte superior e inferior das folhas afetadas.

Piolhos na horta alho e cebola

Calda de Alho e Cebola

1) Ingredientes: 3 cebolas médias; 5 dentes de alho; 1 litro de água.
Preparação: triturar bem o alho e cebola e misturar na água. Coar o líquido.
Modo de aplicar: aplique em spray nas plantas atacadas.

2) Ingredientes: 3 cebolas; 5 dentes de alho; 10 litros de água.
Preparação: triture a cebola e o alho e adicione 5 litros de água. Espremer para retirar o suco, coar e misturar ao restante da água.
Modo de usar: Pulverizar uma vez por semana.

Macerado de Alho, Cebola e Malagueta – Repelente contra piolhos na horta

Ingredientes: 1L de água; 2 dentes de alho; 1 cebola; 1 malagueta
Preparação: Triturar tudo e deixar em repouso algumas horas. Coar o líquido e adicionar 1 colher de sopa de sabão líquido natural.
Modo de aplicar: aplicar 2 vezes por semana como preventivo em todas as plantas suscetíveis de serem atacadas por afídeos.

Macerado de Urtigas

Ingredientes: 1L de água, 500g de folhas de urtigas frescas. (usar luvas para colher as urtigas)
Preparação: deixar as urtigas a macerar na água durante dois dias. Coe e reserve. Não deixe muito mais tempo. Se ficar mais dias na água, vai começar a fermentar e torna-se em chorume de urtigas.
Modo de aplicar: diluir 100ml do extrato num litro de água. Pulverizar diretamente nas folhas afetadas.

Macerado de Tagetes

1) Ingredientes: 1Kg de folhas e talos; 10L de água.
Preparação: cortar as folhas e talos verdes de tagete e deixar em infusão por duas horas em 10 litros de água. Em alternativa, pode ferver durante 30 minutos num litro de água e depois adicionar ao resto da água. Coar o líquido.
Modo de aplicar: pulverizar na parte aérea das plantas.

2) Ingredientes: 100g de folhas e talos; 0,5L de álcool; 10L água.
Preparação: deixar a macerar por 12 horas as folhas e os talos junto com o álcool. Coar o extrato e misturar em 5L de água.
Modo de aplicar: pulverizar na parte aérea das plantas.

Macerado de Samambaia – Inseticida contra piolhos na horta

Ingredientes: 500 g de folhas frescas ou 100 g secas; 1L de água.
Preparação: colocar as folhas num litro de água e deixar a repousar durante 1 dia. Depois, leve ao lume e deixe ferver durante meia hora. Coe e deixe arrefecer.
Modo de aplicar: diluir o líquido na proporção de 100ml do líquido para um litro de água. Aplique na planta. Eficaz contra os piolhos lanígeros. É particularmente adequado
para plantas de interior.

Infusão de Saponária – Inseticida contra piolhos na horta

Ingredientes: 100 g de folhas e flores frescas; 1L de água.
Preparação: fazer uma infusão das partes da planta na água a ferver. Deixar arrefecer completamente.
Modo de aplicar: aplicar puro nas plantas afetadas.

Decocção de Sabugueiro – Inseticida contra piolhos na horta

Ingredientes: 1 Kg de folhas frescas jovens; 10L de água.
Preparação: deixar em repouso as folhas de sabugueiro nos 10L de água durante 24h. Depois desse período, ferva tudo durante 30min. Coe e deixe arrefecer.
Modo de aplicar: aplicar puro nas plantas afetadas.

Infusão de Consolda – Inseticida contra piolhos na horta

Ingredientes: 8 folhas frescas de consolda; 1L de água.
Preparação: esmague as folhas e deixe em infusão na água quente durante 20 min. Coe e deixe em repouso durante 12h.
Modo de aplicar: aplicar puro nas plantas afetadas.

Macerado de Aloé Vera

Ingredientes: uma folha grande; 2 litros de água.
Preparação: corte a folha em pedaços pequenos e deixe a macerar na água durante 15 horas. Depois desse período, triture tudo muito bem com a varinha mágica ou com o liquidificador. Coe bem para ficar só com o líquido sem restos da planta.
Modo de aplicar: como preventivo, aplique em spray nas plantas uma vez por semana. Também é eficaz como preventivo contra as lesmas.

Calda de folhas de Ruibarbo

Ingredientes: 500g de folhas; 3L de água.
Preparação: ferver as folhas na água durante 30 minutos. Deixar arrefere e coar o líquido.
Modo de aplicar: borrifar nas plantas afetadas uma vez por semana até o problema desaparecer. Esta cada também serve como fertilizante para as plantas.

Calda de Absinto

Ingredientes: 100g de folhas frescas ou 10g de folhas secas de absinto; 1L de água
Preparação: ferver as folhas na água e deixar em repouso durante 24 Horas. Coar o líquido.
Modo de aplicar: borrifar as plantas afetadas 3 vezes por semana.

Macerado de Limão – Repelente contra piolhos na horta

Ingredientes: casca de 1 limão; 1L de água
Preparação: ferver por alguns minutos a casca na água. Deixar a macerara durante 12 horas. Coar o líquido.
Modo de aplicar: aplicar diretamente nas plantas a cada 5 dias até a praga desaparecer.

Macerado de folhas e caules de Tomateiro

Ingredientes: 100g de folhas ou caules; 1L de água; 15g de sabão natural
Preparação: triturar as folhas ou os cules de deixar a macerar na água durante 1 dia. Coe o líquido. Junte o sabão previamente diluído num pouco de água. Agite bem e aplique.
Modo de aplicar: borrifar toda a planta a cada 3 dias até a praga desaparecer.

 

Partilhe este artigo