Logo Hortas Biológicas

Calendário da horta por regiões em Portugal

Calendário de sementeiras por regiões
Deixamos aqui um calendário de sementeiras dividido por regiões de Portugal para ajudar a planear bem a sua horta.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O clima em Portugal é um dos mais amenos da Europa. Contudo, a nossa geografia é muito diversa e isso tem influência direta nas condições meteorológicas em várias regiões. Para um bom planeamento das sementeiras e das culturas, é da maior importância conhecer as variações climatéricas em Portugal. O calendário da horta por regiões em Portugal vai ser uma boa ajuda.

Dividimos o mapa por cores em 5 zonas distintas.

Calendário da horta por regiões – Zona 1

Abrange uma área do território que compreende as zonas costeiras, mas que a sul penetra para o interior. Geralmente os invernos são pouco rigorosos (mais curtos e suaves a sul). Predominam os ambientes marítimos, húmidos e abafados. Os verões são relativamente frescos no norte e no centro e mais muito quentes, longos e secos a sul. Devido à pouca oscilação térmica e à média anual de dias com sol, ciclos de produção são longos.

Distritos abrangidos: faixa costeira de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria; Lisboa; Santarém; Setúbal; Beja; Faro.

Calendário da horta por regiões – Zona 2

Nesta zona, o clima é temperado ainda que com claras influências continentais que podem dar origem a extremos: calor seco e agressivo no verão (a sul) e frio marcado no inverno (no centro e norte pode chegar logo em dezembro).

Durante o inverno, em algumas zonas, é possível haver períodos de nevoeiro persistente que pode afetar ou limitar o desenvolvimento de diversas plantas da horta. Nas regiões a norte, pode haver períodos de precipitações abundantes, em especial no outono e inverno, enquanto que a sul, as precipitações podem ser mais escassas e irregulares.

O risco de geadas mantém-se ativo até meados do mês de abril. É necessário que tenha isso em conta ao planear as sementeiras ou transplantes das hortaliças de verão.

Distritos abrangidos: zona interior de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria; Viseu; Santarém; Castelo Branco; Portalegre; Évora; Beja.

Calendário de sementeiras por regiões

Calendário da horta por regiões – Zona 3

Embora seja uma zona mais interior, onde ainda existe alguma influência marítima. É prudente ser cauteloso em especial durante a época mais fria do ano. Apesar de os invernos serem geralmente pouco rigorosos, de finais de novembro até meados de fevereiro, podem surgir geadas bastante ligeiras, embora às vezes persistentes, que encurtam um pouco o ciclo de produção de várias plantas. Podem ocorrer precipitações abundantes, em especial no outono e inverno. Os verões são relativamente frescos.

Distritos abrangidos: Vila Real; Viseu; Coimbra; Castelo Branco.

Calendário da horta por regiões – Zona 4

Esta zona caracteriza-se por ter uma amplitude térmica anual acentuada. Os verões podem ser muito quentes e os invernos frios e longos, com precipitações menos abundantes que na faixa litoral.  Algumas regiões ficam entre os 600 e os 700 metros de altitude acima do nível do mar. Nestas altitudes, o período de produção é mais curto.

Por isso, dê preferência às variedades autóctones que estejam adaptadas ao bioclima da sua área. Nestas regiões, convém transplantar tanto as hortaliças de verão como o tomate, os pimentos ou as beringelas para a horta de exterior a partir do primeiro dia de maio.

Distritos abrangidos: Guarda; Bragança.

Calendário da horta por regiões – Zona 5

Regiões autónomas da Madeira e dos Açores

Existem vários fatores que contribuem para que os períodos de cultivo nestas regiões sejam mais longos do que nas regiões continentais. Têm uma elevada média anual de dias de sol com os invernos suaves e sem geadas e os verões temperados. Podem acorrer períodos de intensa e frequente precipitação durante a Primavera, Outono e Inverno. A topografia de carácter montanhoso origina um conjunto de microclimas com particularidades distintas.

Calendário da horta por regiões em Portugal

Zona 1Descarregar

Zona 2Descarregar

Zona 3Descarregar

Zona 4Descarregar

Zona 5Descarregar

Mais info: IMPA

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Newsletter
Mais Recentes
Categorias

Ervas Aromáticas

LER