Benefícios terapêuticos do Aipo

Sumo Aipo

O aipo pode ter uso interno e externo.
Possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades depurativas, diuréticas, expetorantes, laxantes, tônicas e anti-inflamatórias.

– É rico em flavonoides que são antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo humano, ajudando a desintoxicar o organismo.
– Também ajuda a combater a astenia (falta de forças) e insuficiências renais. 
– Pode ser um estimulante do apetite.
– As vitaminas e os minerais fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo.
– A sílica contida nas sementes é muito eficaz para quebrar os depósitos de cálcio insolúveis em articulações artríticas, um processo que pode causar desconforto a eliminação pela urina.
– Ajuda na formação do esmalte dentário.
– É eficaz para eliminar o excesso de ácido úrico.
– Por ser diurético, o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer.
– As suas proporções equilibradas de sódio de potássio ajuda a reequilibrar os níveis de ácidos e alcalinos do corpo e estimular os órgãos excretores como rins, intestinos e pele, além do fígado.
– O aipo também tem propriedades sedantes e tranquilizantes graças à sua riqueza em vitaminas do grupo B e daí a sua capacidade para aliviar notavelmente as moléstias ocasionadas por contracturas, cãibras e cefaleias tencionais.
– Favorece a expetoração em caso de catarro, gripe, bronquite, etc.
– Melhora a acne ao favorecer a depuração do sangue.
– Aipo pode ser eficaz para diabéticos, pois não aumenta ou diminui os níveis de açúcar no sangue e é benéfico para a função pancreática.
– Também tem propriedades benéficas para a pele, para os pelos e os ossos devido àsfuranocumarinas e psoralenos que contem e que atuam como protetores da pele e estimulantes da repigmentação. 
– Faz aumentar o desejo sexual – propriedade afrodisíaca conferida pela cumarina que contem – e facilita a ereção.

Indicações terapêuticas

Uso interno:

– Utilizado como remédio caseiro para emagrecer.
Duas variações da receita.

Ingredientes: 2 Talos de aipo; 1 Copo de sumo de melancia.
Modo de preparação: Cortar as extremidades do talo e coloca-lo no liquidificador juntamente com o suco de melancia. Após bater bem, o sumo de aipo está pronto para ser bebido.
Consumo: Beba vários goles ao longo do dia.

Ingredientes: Um talo de aipo; Uma maçã (com ou sem casca); Sumo de 1/2 laranja ou 1 kiwi.
Modo de preparaçao: Passe na centrífugadora o talo de aipo, a maçã, a laranja ou Kiwi. 
Consumo: Em jejum antes do café da manhã beba o sumo, 20 minutos antes da primeira refeição do dia.

– Gargarejos com sumo de aipo e uma ou duas gotas de óleo essencial de aipo ou limão ajuda a combater a afonia e cura úlceras bucais.

– Se quiser ocasionalmente fazer uma refeição exclusiva de aipo ou sumo (pode juntar 1 colher de sopa de mel ao sumo), 2 ou 3 vezes por semana, é muito eficaz para ajudar a emagrecer deforma natural e favorece a eliminação de toxinas e permite um bom sono (é um calmante poderoso contra as insónias e agitação nervosa).

– O chá feito a partir de sementes de aipo fornece uma combinação mineral poderoso para aqueles que sofrem de artrite reumatoide e artrose. Também é útil como uma bebida ocasional para os diabéticos que podem começar a reter mais líquidos resultantes da sobrecarga adrenal e das dificuldades digestivas. Uma colher de chá rasa das sementes secas é suficiente para um copo.

– Chá: Coloque 20 gramas de qualquer parte do aipo numa chávena e cubra com água a ferver. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. 
– Infusão: 20 a 40 g de aipo para 1 litro de água a ferver. Deixa-se repousar 10 minutos e toma-se uma chávena 3 vezes ao dia, após as refeições.
– Decocção: 40 g de raiz para 1 água. Deixa-se ferver 15 minutos e toma-se 1 chávena 3 vezes ao dia.
– Sumo: Faz-se um sumo de folhas e caules frescos, mistura-se-lhe sumo de limão e bebe-se 2 a 3 vezes ao dia

Uso externo

– Ação cicatrizante.
– Ajuda a limpar feridas e queimaduras facilitando a sua cicatrização quando usado de forma tópica. 
– Devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias pode ser usado para bochechar em caso de infeção ou inflamações.
– Usado como cataplasma reduz o inchaço dos olhos.
– O óleo do aipo pode ser usado no tratamento de infeções da pele.

Cuidados

– As mulheres grávidas não devem ingerir aipo nos primeiros 3 meses de gravidez, uma vez que pode provocar contrações uterinas.
– Não é recomendado ingerir o óleo essencial puro, nem preparações de frutos caso sofra de nefrite ou insuficiência renal. 
– Especialmente para as pessoas que sofrem de artrose, o chá de semente de aipo, deve ser introduzido lentamente, com alguns dias de intervalo entre cada copo.

Partilhe este artigo