Logo Hortas Biológicas

As melhores plantas para fazer adubação verde na sua horta

Plantas para adubação verde
Conheça as melhores plantas para fazer adubação verde na sua horta biológica.
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Em Portugal, já podemos encontrar com alguma facilidade sementes de variedades especificamente vocacionadas para a adubação verde. É importante fazer uma mistura que inclua várias espécies. Se não quiser fazer a sua mistura, é possível comprar mixes já preparados tendo em conta a época do ano e as resultados pretendidos. Respeite as indicações das embalagens sobre o período ideal para sementeira e para o corte. Veja alguns exemplos de plantas ideais para fazer adubação verde na sua horta.

Leguminosas: ervilha forrageira, ervilhaca, luzerna, serradela, tremocilha, tremoço branco, fava e trevo (subterrâneo, branco, encarnado e violeta) entre outras.

Gramíneas: aveia, azevém anual, fura-capa (bromus), centeio, cevada, dactila, sorgo e trigo sarraceno entre outras.

Crucíferas: colza forrageira, couve forrageira, mostarda e rábano forrageiro entre outras.

As melhores plantas para fazer adubação verde na sua horta

Serradela

A Serradela é uma planta com enorme poder na fixação do azoto, que melhora significativamente a fertilidade e estrutura do solo. Usada em consociação com outras leguminosas anuais e gramíneas como o centeio, aveia, azevém e trevo encarnado. Devido ao seu profundo sistema radicular resiste a condições de seca, tendo um bom comportamento em solos fracos (ligeiros e ácidos), desde que bem drenados. Não é atacada por pragas e doenças e dispensa qualquer tipo de trato cultural. Atrai insetos polinizadores.

Trigo Sarraceno

Tem um rápido crescimento, com um ciclo curto e não necessita de muita água para crescer. Boa capacidade de suprimir as infestantes. Atrai insetos polinizadores. É sensível às geadas.

Trevos

Os trevos são ideais para fixar o Azoto no solo. Adapta-se a vários tipos de solo. Proporcionam uma boa cobertura no solo o que impede o crescimento de infestantes. Depois de enterrados, facilitam a drenagem, fixam nutrientes, arejam e melhoram a estrutura do solo. Podem ser usados em consociação com outras leguminosas e gramíneas como a aveia, azevém e ervilhaca.

Tremocilha

A tremocilha ajuda a fixar o azoto no solo, depois de enterrada ainda verde serve de estrume. É bastante atrativa para insetos benéficos.

Luzerna / Alfafa

Faz uma boa retenção de Azoto no solo e melhora a sua estrutura física e biológica. É considerada uma importante planta melífera. Produz matéria verde de excelente qualidade, permitindo vários cortes. Pode ser usada individualmente ou em consociação com outras variedades. Gosta de solos bem drenados.

Girassol

Cultura com capacidade de melhorar a fertilidade do solo e a diminuição de infestantes. Possui um sistema radicular profundo que ajuda a melhorar a estrutura do solo. Tem boa resistência à seca. Produz uma grande quantidade de matéria orgânica que pode ser incorporada quando a planta ainda tem dimensões reduzidas.

Ervilhaca

Possui raízes profundas e ramificadas. Proporciona uma boa cobertura e proteção do solo. Usada em consociação com aveia, cevada ou triticale (cereal híbrido resultado do cruzamento de trigo e centeio) que servem de tutor.

Fava para Adubação em Verde

Tipo de fava com sementes pequenas indicada para melhorar a fertilidade do solo. Ideal para fixar o azoto atmosférico nos seus tecidos e posteriormente ser enterrada no solo para favorecer as culturas seguintes.

Rabanete para Adubação em Verde

Espécie usada para adubação verde com um crescimento muito rápido. Tem a capacidade de extrair nutrientes em camadas do solo mais profundas, trazendo-as para as camadas mais superficiais. Além disso, o seu sistema radicular ajudar na descompactação de solos pesados.

Mostarda branca

A Mostarda Branca destaca-se pela capacidade de purificar e fertilizar o solo, fixar o azoto atmosférico e outros nutrientes. Ajuda a impedir a proliferação de nemátodos e de ervas infestantes. Como é muito melífera, é boa para atrair abelhas e outros insetos polinizadores.

Colza

A Colza fornece matéria orgânica ao solo, melhora a sua estrutura e fertilidade além de contribuir para o controlo das ervas infestantes. O crescimento é rápido e vigoroso. Graças à sua rápida decomposição, o aporte de nutrientes e húmus ao solo é quase imediato. É uma planta extremamente melífera, atraindo abelhas, zangões e outros insetos polinizadores.

Azevém

Possui um bom poder na fixação do azoto, contribui para o aumento da fertilidade e matéria orgânica do solo, e suprime as ervas infestantes. Em consociação com o trevo violeta, os níveis de fixação do azoto aumentam exponencialmente. Muito resistente aos Invernos rigorosos.

mix de  sementes para fazer adubação verde
Mix com: aveia, ervilhaca, trigo e trevo

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Newsletter
Mais Recentes
Categorias

Ervas Aromáticas

LER