Logo Hortas Biológicas

Tarefas a fazer na horta e no jardim em setembro

Horta em setembro

Quando chegamos ao mês de setembro, provavelmente as primeiras coisas de que nos lembramos é que o verão está quase a terminar, as aulas vão recomeçar e os dias frios e húmidos estão a bater à porta. No entanto, apesar de tudo isto ser verdade, o mês de setembro é uma época excelente e cheia de oportunidades para a horta e para o jardim.

Em setembro, apesar de os dias estarem visivelmente a ficar mais curtos e as noites mais frias, as temperaturas em geral ainda são bastante amenas. Isso permite que ainda possam ser feitas plantações e sementeiras no exterior sem estarmos muito preocupados com os efeitos do frio nas culturas. Setembro também é um mês de mudança. À medida que vamos colhendo os frutos e legumes das culturas que estão a chegar ao fim da estação, vão ficar espaços vazios que têm de ser preparados para as próximas culturas. Além disso, também é um bom mês para fazer a recolha de muitas sementes.

Na agenda da nossa horta, setembro é mês muito importante com múltiplas tarefas. Temos de combinar e planificar o fim das culturas de primavera/verão com as de outono/inverno. Para o(a) ajudar neste trabalho, deixamos aqui uma lista detalhada de todos as tarefas que deve ou pode fazer em setembro.

Tarefas na horta em setembro

Agora que estão a terminar as culturas de verão, devemos ter em conta que algumas exigem bastante dos recursos do solo. Por exemplo: a batata, o tomate, a beringela e o pimento, são devoradoras de nutrientes e empobrecem o solo. Se queremos que as novas culturas tenham alimento suficiente para crescerem com vigor, temos de enriquecer o solo da nossa horta. Setembro é uma boa altura para fazer isso. Adicione matéria orgânica como estrume de cavalo, estrume de galinha ou composto. Enterre o estrume nos talhões onde vai fazer as culturas de outono-inverno.

Limpar a horta dos restos das culturas, folhas velhas e plantas em fim de ciclo.

A rega em setembro

Em algumas regiões do país, setembro ainda tem dias com temperaturas elevadas. É importante manter as plantas convenientemente hidratadas. Tenha cuidado para não exagerar. Apesar de os dias poderem ainda ser quentes, as noites são mais frescas e com maior humidade. Ajustar as regas conforme a chegada dos dias mais frios e das chuvas.

Recolha de sementes em setembro

Recolher sementes em setembro

Sabemos que cuidar bem de uma horta pode dar bastante trabalho. No entanto, todo o esforço é recompensado quando chega a altura de colhemos e consumimos o que cultivamos. Outro momento recompensador é quando podemos escolher e guardar as nossas sementes. Em setembro temos muito trabalho se quisermos ter as nossas sementes para o próximo ano.

A recolha de sementes deve levar em conta alguns aspetos importantes. Temos de escolher bem os frutos. Devem ser previamente escolhidos e deixados a amadurecer na planta até atingirem o pleno desenvolvimento. Selecione os que têm o especto mais saudável e homogéneo.

Algumas das sementes que podem ser recolhidas e processadas são as de pimentos, tomates, favas, feijão, beringela, abóbora, melão, melancia. Além destas variedades, deve também selecionar algumas cebolas (das maiores) para semente.

Sementeiras em setembro na horta

As indicações para sementeiras em setembro que indicamos de seguida são genéricas e não têm em consideração as variações climatéricas das várias regiões em Portugal. Para conhecer em pormenor as indicações para a sua região, recomendamos que veja o Calendário da horta por regiões em Portugal.

Semear em local definitivo: Nabo greleiro-temporão, Nabo-tardio, Nabiça, Couve-flor, Aipo, Alho, Chicória, Agrião, Espinafre, Rabanete, Beterraba, Rábano, Ruibarbo, Cenoura, Ervilha, Fava, Mostarda, Rúcula, Beldroegas.

Aromáticas: Salsa, Coentros, Cebolinho, Funcho, Alecrim.

Semear em viveiro: Acelga, Penca, Alface, Alho-francês, Repolho, Couve-galega, Cebola, Couve-lombarda, Couve-de-bruxelas, Couve-tronchuda.

Aromáticas: Segurelha, Manjerona, Estragão, Cidreira, Hortelã, Manjericão, Orégãos, Tomilho, Cerefólio.

Transplantar ou Plantar: Acelga, Alface, Alho-francês, Beterraba, Cenoura, Couve, Brócolos, Couve-flor, Escarola, Espinafres, Morangos.

Tarefas no jardim em setembro

Jardim em setembro

Semear as espécies anuais – Algumas anuais muito resistentes como as do género Alyssum, a calêndula, a papoila, as esporas e a ervilha-de-cheiro podem ser plantadas diretamente no solo, mas devem ser protegidas por uma camada de estrume abundante. Contudo, outras plantas devem exigem outros cuidados. É o caso dos brincos-de-princesa, lobélia e a joia-do-cabo que devem semear-se em tabuleiro num viveiro protegido. Se preferir, pode multiplicar os brincos-de-princesa em setembro. Corte pedaços de cerca de 10 cm e deixe-os enraizar em água.

Plantar os bolbos de floração primaveril – Tulipas, Narcisos, Jacintos, Muscaris e Crocos.

Podar e dividir as espécies herbáceas perenes – Setembro é altura de podar os pedúnculos murchos, mas sem cortar muito para permitir uma posterior floração. As herbáceas de folha persistente dividem-se e voltam a plantar-se, mantendo o terreno húmido.

Desbastar e adubar os gerânios – Isso vai favorecer a robustez da armação das plantas que já deram flor há muito tempo eliminando os pequenos caules débeis. Apanhe as flores assim que dão sinais de apodrecimento. Fertilize os gerânios com um produto adequado, não estimulante, mas rico em fosforo e potássio.

Regar, adubar e tratar as roseiras – Em setembro em zonas de verão mais perlongado, as roseiras devem ter regas diárias e adubações frequentes para evitar que entrem esgotadas no inverno. Temperatura e humidade favorecem as doenças, em particular oídio. Os afídeos podem continuar a infestar os botões. Os tratamentos devem continuar a ser feitos regularmente.

Fazer estacas – Setembro é um bom mês para reproduzir algumas espécies através de estacas. É o caso de espécies de folha persistente como a Aucuba, o Buxo, o Ligustro, mas também outras de folha caduca como o Sino-dourado e o Lilás. Os recipientes com o substrato para enraizamento devem manter-se abrigados.

Preparar o terreno para as plantações – Muitas são as espécies que vão ser plantadas em outubro. É necessário desde já melhorar a estrutura do solo. Deve ser cavado, limpo de detritos e adubando. Abrem-se covas para as arvores e os arbustos e valas para as sebes.

Colhem-se sementes de quase todas as plantas vivazes e anuais.

Em setembro pode fazer transplantes das suas plantas dos vasos para o jardim ou mudar as plantas para vasos maiores.

Limpar os canteiros ou vasos, retirando as plantas em fim de ciclo ou as folhas secas.

Sementeiras no jardim em setembro

Semear: Calêndulas, Capuchinha, Goivos, Prímulas, Papoilas-de-jardim, Margaridas, Ervilhas-de-cheiro, Cíclames, Miosótis, Amor-perfeito, Centáureas, Begónias, Dálias, Ásteres, Crisântemos, Malvaíscos, Gerânios, Verbenas, Gipsófila, Cravos e Sálvias.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente as novidades na sua caixa do correio