Logo Hortas Biológicas

Como escolher sementes de Abóbora

Sementes de Abóbora

Se encontrou aquela abóbora especial e quer guardar as suas próprias sementes, deve ter alguns cuidados para que não tenha surpresas. Deve obter sementes de boa qualidade, provenientes dos melhores frutos, colhidos das plantas mais vigorosas e saudáveis.

Escolher as sementes de Abóbora

A escolha dos frutos deve começar no próprio campo.
É aconselhável esperar o maior tempo possível antes de abri-los para extrair as sementes pois elas continuam a formar-se no interior da abóbora. Se esperar um mês ou mais, a qualidade e a viabilidade das sementes vai melhorar muito.

Sementes de Abóbora

A recolha da semente também obedece a certos princípios.
Retiram-se as sementes das abóboras cortadas previamente, colocam-se num coador, com malha suficientemente larga para permitir a saída das películas, mas não a das sementes, retirando o excesso de material estranho.

De seguida lavar debaixo de uma torneira que tenha boa pressão para libertar rapidamente o máximo de material ainda aderente.

Segue-se a secagem: colocar as sementes num recipiente não aderente (por exemplo usar vidro ou cerâmica), instalar o recipiente em lugar quente e bem ventilado para uma secagem rápida.

Evitar secar as sementes diretamente aos raios solares, pois temperaturas acima dos 35 graus podem danificar seriamente as sementes. As sementes de abóbora levam vários dias (ou semanas) para secarem completamente.

Fique atento às sementes. Vire-as para o outro lado de vez em quando e descarte as que tiverem sinais de mofo.

Depois de bem secas e antes de armazenar as sementes em definitivo, esfregar entre as mãos as pevides para que soltem uma película transparente que envolve algumas variedades. As sementes estão totalmente secas se elas quebrarem quando se tentar dobrá-las.

Conservação das sementes

Sementes de Abóbora

As sementes devem ser guardadas em locais os frescos, secos e escuros e sem amplitudes térmicas exageradas. As vasilhas escolhidas devem ser de preferência as de vidro ou lata.

A viabilidade média das sementes de abóbora é de 4 anos, podendo chegar aos 6 anos ou mais mas com consequente diminuição da vitalidade.

As sementes como alimento

Além de guardar sementes para semear mais tarde, pode também guardar para consumir como alimento.

Há muito tempo que as sementes de abóbora são reconhecidas como um alimento rico devido a uma grande variedade de nutrientes benéficos para a nossa saúde.

Uma pequena dose diária pode fornecer uma quantidade substancial de gorduras saudáveis, magnésio e zinco. São também uma boa fonte de cobre, fósforo, potássio e ricas em ácidos gordos ómega-3 e ómega-6 que como sabemos, são essenciais para a saúde do coração.

Além disso, como são ricas em fibras, ajudam na regulação da flora intestinal. São também uma boa fonte de antioxidantes

Sementes de Abóbora

As formas mais comuns de adicionar sementes de abóbora na sua alimentação são:
– Adicionar nas saladas (inteiras ou picadas);
– Na granola caseira juntamente com nozes, passas e outros frutos secos;
– Torradas no forno;
– Em bolachas e sobremesas saudáveis;
– Em sopas;
– Como aperitivo (cuidado com a quantidade de sal);
– Adicionar trituradas aos iogurtes, batidos e sumos de fruta.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente as novidades na sua caixa do correio