Como e quando remover as ervas daninhas

Dito de um modo muito simples, a luta contra as ervas daninhas consiste muito simplesmente em destrui-las.
Em princípio, nunca é tarde para isso.
Contudo, podemos ter menos trabalho e gastar menos tempo nessa tarefa se tivermos em conta que certas épocas do ano são mais favoráveis do que outras.

Muitas ervas daninhas germinam na Primavera. Assim, deve lembrar-se de que o que for arrancado em pequeno não vai ser preciso arrancar mais tarde. Também que é mais fácil arrancar pequenas plantas com raízes pouco profundas do que plantas grandes e bem enraizadas. Então, quanto mais cedo as tirar, melhor é.

Da mesma forma, uma limpeza no Outono ou no Inverno, numa altura de subida da temperatura, é muito eficaz contra as ervas daninhas instaladas durante a estação fria. Nestas duas épocas, é mais fácil tirar as plantas jovens pois o solo está mais húmido e macio.

Se for adiando esse trabalho, vai deixar que as ervas daninhas se instalem e pode correr o risco de as deixar crescer ao ponto de ganharem sementes. Isto não é muito difícil de acontecer visto que algumas têm um ciclo de vida curto.

Como as eliminar

Existem dois métodos que são os mais apropriados para uma horta.
Retirar à mão ou com a ajuda de utensílios.

A eliminação manual das ervas é o método mais rápido e o mais simples.
Para facilitar o trabalho, deve-se aproveitar uma altura em que a terra esteja fofa, isto é, húmida e sem estar apertada. Se necessário, rega o solo na véspera.
Levante a planta, apanhando-a o mais por baixo possível, e puxe até a arrancar.
Sacuda vigorosamente a planta para fazer cair a terra das raízes. Senão vai deitar fora terra boa junto com as ervas-daninhas.
Se a planta resistir, utilize um utensílio para que nenhuma parte da planta fique na terra e volte a crescer.
Os rebentos das plantas mal arrancadas são mais difíceis de retirar que os outros!
Se o tempo estiver seco e o solo estiver compacto não use o método manual. Use utensilio apropriados.

Quando as plantas ainda são jovens, uma passagem com a enxada chega para levantar as pequenas plantas e para quebrar as raízes principais. Nem é preciso fazer força no utensílio: levantam-se 2 cm de terra, mantendo a lâmina paralela ao solo.
Com o tempo seco, as plantas desenraizadas desta maneira, vão secar em menos de uma hora.
Quando as ervas-daninhas estão bem instaladas na terra, a enxada não é o utensilio mais adequado.
Deve utilizar-se por exemplo uma pá transplantadora de jardim ou uma faca resistente.
Assim, vai conseguir levantar a planta. Experimente vários utensílios e escolha o mais confortável segundo o seu tipo de solo.

Lembre-se que não é suficiente cortar as ervas daninhas rente ao solo. Algumas formam uma raiz ainda mais espessa quando são cortadas. Toda a planta deve ser arrancada, senão vai crescer de novo.

Sugestão

Visto que a maioria das plantas espontâneas são comestíveis, pode aproveitar as que arrancou da sua horta e inclui-las na sua dieta.

Partilhe este artigo

Quiz Hortas Biológicas

20 perguntas para avaliar os seus conhecimentos sobre horticultura biológica