O que é a Perlite e como pode ser usada na horta

Conheça o que é a Perlite e para que serve.
Perlite
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

A perlite é um material de origem geológica que ocorre de modo natural através da atividade vulcânica. É uma espécie de vidro com características especiais.
Quando aquecida a altas temperaturas (871°C) expande-se cerca de 13 vezes o seu tamanho original. É um processo que pode ser comparado ao fabrico de pipocas. O resultado é um material granulado e extremamente leve.
A sua leveza deve-se ao facto de cada partícula ser composta por minúsculas células ou bolhas de ar.

Nos últimos anos, devido às suas características, a perlite tem sido cada vez mais usada na agricultura, especialmente no processo de germinação de sementes.
Quando é misturada no substrato, numa percentagem de 5-10%, melhora consideravelmente a capacidade de drenagem e de retenção de ar bem como diminui a densidade do substrato.

Além disso, as partículas da perlite conseguem reter até dez vezes o seu peso em água. Isso deixa prontamente disponível a umidade e os nutrientes que as plantas precisam. A quantidade de água retida vai depender do tamanho das partículas. As mais grossas absorvem menos água dos que as mais finas. Geralmente a granulagem fina e média é usada para misturar no substrato e as mais grossas são usadas em jardinagem. Escolha o tipo de granulado mais adequado para si.

Benefícios

Além de melhorara a drenagem, reter o ar e a água, a perlite tem outras particularidades que se destacam:
– É um produto orgânico e não se deteriora podendo até ser reutilizável.
– Tem pH neutro com valores que variam entre 6,5 e 7,5.
– É ideal para misturar com terras argilosas ou muito compactas, formando uma textura de solo que otimiza a formação e a saúde das raízes.
– Serve como um isolador para reduzir possíveis flutuações extremas da temperatura do solo.
– Uma vez que não é proveniente de uma fonte orgânica, e foi esterilizada no processo de fabrico, é estéril e isenta de pragas bacterianas, fúngicas ou outro tipo de doenças.
– É limpo, inodoro e seguro de manusear. Contudo, é aconselhável o uso de uma máscara se estiver a manusear perlite com um granulado muito fino. Isso evitará a inalação de pó seco que possa vir na embalagem.

Experimente e veja os resultados.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Newsletter
Mais Recentes
Categorias