Logo Hortas Biológicas

O que é e como usar a Vermiculite na horta

Vermiculite

Se, tal como nós, gosta fazer as suas próprias sementeiras deve ter em atenção este material. A vermiculite ou vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essencialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio.

É utilizado regularmente em horticultura técnica como condicionador de solos ou como veículo e contentor para os nutrientes mas pode também ser usado por amadores que gostam de plantar em vasos, pequenos canteiros ou misturado com o substrato para as sementeiras. Também é cada vez mais usado no cultivo hidropónico.

Características da vermiculite

É estéril, extremamente leve e livre de doenças. Tem um pH relativamente neutro, não é tóxico, e tem a vantagem de ser relativamente barato.

Retém nutrientes e água e liberta-os quando que a planta necessita

Quando misturado com solos argilosos ou compactos melhora substancialmente a capacidade de retenção de água do solo, ao mesmo tempo que assegura um bom arejamento e uma drenagem eficiente, resultando numa melhoria da estrutura do solo que promove o crescimento de massa radicular saudável e abundante, essencial para um ótimo desenvolvimento das plantas.

vermiculite-detalhe

Se for misturado com o substrato numa proporção de 2-25%, vai ajudar muito na germinação das sementes e estimular um crescimento mais vigoroso das mudas.
Se colocar um pouco por cima do substrato, vai servir de isolamento pois vai reter a humidade por mais tempo e criar um isolamento térmico.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente as novidades na sua caixa do correio