Embora Portugal tenha regiões com muitos contrastes a nível atmosférico, em geral, por todo o país, o mês de dezembro não é muito favorável para trabalhos na horta. Começa oficialmente o inverno e, em quase todas as regiões, ocorrem períodos de chuva, vento, frio e muita humidade, que por vezes podem durar vários dias consecutivos. Nas regiões mais a Norte e na nas terras altas, ocorrem geadas, por vezes fortes e em algumas zonas podem mesmo chegar os primeiros nevões.
Mesmo assim, não é altura de abandonar a horta ou o jardim. Continuam a necessitar da nossa atenção e cuidados regulares. Além disso, ainda é possível plantar ou semear várias culturas típicas de inverno, e proteger as que já estão estabelecidas para ficarem resguardadas das intempéries, em especial nas zonas em que o inverno é mais agreste ou existe uma grande variação de temperatura entre o dia e a noite. É também o tempo certo para preparar o solo para as culturas de primavera.
Tarefas na horta em dezembro
Reduzir drasticamente a rega
Em dezembro, nas culturas ao ar livre, a rega é quase desnecessária em condições climatéricas normais. Evidentemente que, em regiões mais secas e havendo períodos de temperaturas anormais para este mês, deve regar as culturas mais exigentes em água. Nunca regue até encharcar o solo. As temperaturas nunca serão tão elevadas ao ponto de secar o solo. Se conseguir formas de coletar água da chuva, não hesite em fazê-lo. É cada vez mais um bem escasso. Colete água para recipientes fechados.
Proteger as culturas
Dezembro é frequentemente um mês chuvoso em grande parte do país. É aconselhável fazer regos e valassem volta das culturas de forma a prevenir a estagnação de águas das chuvas que podem causar o apodrecimento das raízes de algumas plantas. Se o solo da sua horta tiver fraca drenagem, tente não pisar o terreno à volta das plantas quando estiver muito encharcado para não compactar o solo e limitar o crescimento das raízes. Se cultiva em camas elevadas, o excesso de água não deve ser problema.
Depois de períodos de chuvas forte, inspecione as raízes das plantas. Se encontrar raízes expostas devido à erosão do solo causada pela chuva em excesso, cubra-as com solo ou composto o mais rápido possível.
Nas regiões mais propensas a fortes geadas ou temperaturas negativas, é importante proteger as culturas mais sensíveis. Uma boa solução é usar manta térmica. E um produto barato e biodegradável. Se fizer cultivo em vasos em terraços ou varandas, mova os vasos para zonas mais protegidas das geadas ou dos ventos gelados.
O aumento da humidade vai potenciar a presença de carrações e lesmas. Esteja atento a locais que possam servir de esconderijo ou abrigo.
Se ainda não fez em novembro, aproveite agora em dezembro para podar as suas aromáticas, em especial as arbustivas que tendem a ficar lenhosas. Vão rebentar na primavera cheia de vigor.
Aproveite as últimas folhas de outono
Em dezembro, ainda é possível apanhar muitas folhas que caem das arvores. Mesmo molhadas, podem ser adicionadas ao composto ou usadas como cobertura do solo (mulch). Além de proteger as raízes das plantas, vai contribuir para promover o ciclo de vida de muitos microrganismos do solo, ajudar na preservação e melhoramento do solo, bem como, no controle de infestantes. Veja aqui como usar bem as folhas de outono.
Preparação do solo
Continue a cuidar dos locais vazios da horta que serão usados para as culturas de primavera. Adicione composto ou estrume bem curtido para melhorar a fertilidade do solo. Para reduzir as plantas espontâneas nos espaços da horta que estão em repouso, faça empalhamento (mulching). Além de limitar o surgimento das plantas espontâneas, o empalhamento também vai proteger o solo das temperaturas muito baixas e acrescentar-lhe matéria orgânica que vai ser útil para as próximas culturas.
Faça alguns testes de pH à terra e, se necessário, faça a correção do solo.
O que plantar e semear em dezembro na horta
Em dezembro, ainda podem ser semeadas ou plantadas em local definitivo algumas culturas dependendo da região do país. Em viveiro, podem começar a ser feitas algumas sementeiras para as culturas de primavera.
Plantar em local definitivo em dezembro
Norte – Alface, alho-francês, agrião, cebola, couves diversas.
Centro – Alface, agrião, acelga, alho-francês, couves diversas, cebola.
Sul – Alface, alcachofra, acelga, alho francês, beterraba, couves diversas.
Semear em local definitivo em dezembro
Norte – Acelga, agrião, alface, cebola, ervilha, nabiça, rabanete.
Centro – Agrião, espinafre, nabiças, nabo, rabanete, rúcula, fava, salsa, coentros.
Sul – Cenoura, ervilha, fava, alho, rúcula, salsa, coentros, funcho.
Semear em viveiro
Alface, acelga, alho francês, cebola, espinafres, couves diversas, cenoura, beterraba, chicória, pimentos, cidreira, manjericão, tomilho, orégão, hortelã.
Em dezembro também podem ser plantados mirtilos, framboesas, groselhas e morangueiros. Aproveite para tentar enraizar os estolhos dos morangueiros que vão ser transplantados na primavera. Os estolhos são ramificações auxiliares do caule que criam raízes ao nível da primeira folha.
Se desejar ter arvores de fruto, em dezembro pode plantar pomóideas (frutos com pevides) como as macieiras e pereiras, ou então algumas prunóideas (frutos com caroço) como os pessegueiros e as ameixeiras.
Tarefas no jardim em dezembro
Podar arvores e arbustos de folha caduca. Enquanto as temperaturas não são muito baixas, é possível prosseguir o trabalho de poda das espécies de folha caduca, sendo, no entanto, preferível adia-lo para o fim do Inverno, pois agora a cicatrização da superfície de corte é mais lenta e difícil. De facto, a humidade pode penetrar nos tecidos e quebra-los quando gela.
Atar as espécies arbustivas. Os arbustos com ramos flexíveis devem ser «fechados», atando-os para maior segurança a um tutor para impedir que a neve, acumulando -se ao centro, os alargue em raios no terreno, sepultando-os e quebrando-os.
Mondar todas as plantas. Neste mês convém eliminar todas as partes mortas ou danificadas de árvores e arbustos através de operações que não envolvam as partes vivas.
O que plantar e semear em dezembro no jardim
Em dezembro podem ser plantadas as novas roseiras. Além disso, podem ser semeadas algumas flores que vão atrair polinizadores e auxiliares uteis nas culturas de primavera como as capuchinhas, ervilhas de cheiro, amores-perfeitos, angelicas etc.
Também pode semear ou plantar em dezembro: açucenas, anémonas, begónias, camélias, cíclames, gladíolos, goivos, jacintos, lilases, lírios, narcisos e tulipas.