Anúncio
Auxiliares da Horta

Como libertar Joaninhas na sua horta

Anúncio

Consideramos que a forma mais natural e barata de ter joaninhas, não é por libertar joaninhas na horta. A forma mais natural passa por criarmos as condições ideais para elas aparecerem. Por exemplo, termos na nossa horta plantas que possam fornecer alimento para as joaninhas de modo regular. Veja aqui exemplos de plantas que atraem Joaninhas. Também pode considerar criar abrigos para elas hibernarem no Outono.

Contudo, se estiver a lidar com infestações severas de afídeos ou cochonilhas, talvez considere que é mais fácil e mais rápido comprar Joaninhas para combater essas pragas. Mas talvez pergunte: como é que posso manter as Joaninhas na minha horta depois de liberá-las?

Para saber a resposta e ser bem-sucedido, deve ler com atenção as indicações que fornecemos a seguir.

Condições ideais para as joaninhas

Em primeiro lugar, perceba que as mesmas coisas que você deve fazer para atrair as joaninhas, também ajudam a mantê-las na sua horta. Garantir que haja comida, abrigo e água, ajudará muito a tornar o seu espaço um bom lugar para se estabelecerem e fazerem postura de ovos (o que significa mais joaninhas).

Lembre-se, as joaninhas são predadoras. Alimentam-se de outros insetos para sobreviver. Os Afídeos estão no topo da lista, mas também as cochonilhas, ovos de insetos, pequenas lagartas e ácaros fazem parta da base alimentar das joaninhas. Se estes insetos não existirem na sua horta, elas irão voar para outro lugar em busca de alimento.

Quando libertar as joaninhas

Quando receber as joaninhas, não cometa o erro de as libertar logo. Coloque-as no frigorifico por um período de seis a oito horas. Isso não as vai matar. Elas vão entrar numa espécie de hibernação e ficam mais lentas. Além disso, vai contribuir para diminuir a mortalidade quando as libertar. Este processo é fundamental para que elas não voem logo depois de serem colocadas em liberdade.

Depois deste período de refrigeração, chega a hora de as libertar. É muito importante fazer isso no momento certo. Não pode ser a qualquer hora do dia.  A causa mais comum para o insucesso no processo de libertação de joaninhas é porque são lançadas na hora errada do dia.

As joaninhas não conseguem voar até que seus corpos ultrapassem uma determinada temperatura. Sendo assim, não devem ser libertadas durante o dia. Com o calor do sol, rapidamente atingiriam a temperatura certa e o primeiro impulso seria dispersarem-se em busca de comida e água para reporem as reservas de energia.

Então, espere atá o anoitecer. Elas não vão ter o calor do sol para aumentar a temperatura corporal e forçosamente vão ter de ficar na sua horta até de manhã. Logo pela manhã, eles vão estar famintas e vão de imediato procurar alimento.

Onde libertar as joaninhas

Para que não se dispersem ao nascer do sol, a primeira coisa que devem encontrar é alimento e água. Por isso, é muito importante solta-las no lugar certo.

Quanto mais fácil for para elas encontrarem comida e água, mais rápido elas vão descobrir que a sua horta é um bom lugar. Escolha plantas infestadas de pulgões (afídeos) ou cochonilhas.

Pulverize as plantas e a vegetação circundante com uma névoa de água para que eles possam hidratar-se enquanto se ambientam durante a noite. Se houver orvalho, não é necessário pulverizar as plantas. Em seguida, solte as joaninhas nessas plantas infestadas. Elas vão ter alimento e água disponíveis e isso aumenta as probabilidades de ficarem na sua horta o tempo suficiente para porem os ovos e darem início à próxima geração.

Mesmo com todas as condições ideais, não crie expectativas exageradas. As joaninhas não vão ficar para “sempre” na sua horta. Elas devoram muitos insetos por dia. Por isso, assim que o alimento começar a diminuir, é natural que comecem a dispersar-se. Se, entretanto, puseram ovos nas plantas da sua horta, pode voltar a vê-las na forma de larvas. Não confunda com outros insetos. Deixe-as em paz. Na fase larvar, são muito mais predadoras do que na fase adulta.

Larva de Joaninha-de-sete-pontos
Anúncio
Partilhar

ARTIGOS RECENTES

  • Auxiliares da Horta

Porque os Ouriços-cacheiros são bem-vindos na horta

30 de Novembro, 2021
  • Auxiliares da Horta

Como os insetos auxiliares trabalham na sua horta

28 de Novembro, 2021
  • Auxiliares da Horta

Exemplos de abrigos para insetos auxiliares da horta

18 de Novembro, 2021
  • Horta

Solarização do solo

13 de Novembro, 2021
  • Pragas da Horta

Conheça melhor a Cochonilha

9 de Novembro, 2021
Anúncio

Este site utiliza Cookies. Ao clicar em "Aceitar" concorda com o uso dos Cookies

Mais informações