Porque os Ouriços-cacheiros são bem-vindos na horta

Porque os Ouriços-cacheiros são bem-vindos na horta-Erinaceus europaeus

Os ouriços-cacheiros fazem parte do imaginário infantil de muitos de nós. São facilmente reconhecidos pelo seu corpo coberto de espinhos que alguns consideram ameaçador. No entanto, são completamente inofensivos e de certo modo (fofinhos). Além disso, os ouriços-cacheiros são bem-vindos numa horta saudável.

A espécie mais comum em Portugal é a (Erinaceus europaeus). Têm o corpo coberto por cerca de 6000 espinhos longos e aguçados exceto na zona do ventre e do focinho que estão cobertas por pelo espesso. Os espinhos são usados como defesa. Perante as ameaças, o ouriço-cacheiro enrola-se sobre si próprio e forma uma bola, deixando expostas apenas as zonas cobertas de espinhos.

Durante o dia é muito difícil avistar os ouriços-cacheiros. São animas de hábitos crepusculares ou noturnos. É durante esses períodos que procura o alimento podendo percorrer mais de um Km deixando-se guiar pelo seu olfato bastante apurado.

Vantagens de ter Ouriços-cacheiros na sua horta

Apesar de ser omnívoro, a sua base alimentar passa sobretudo por alguns escaravelhos, aranhas, vermes, caracóis, lesmas, ovos de aves que nidificam no solo, pequenas rãs e répteis. Também podem alimentar-se de bagas e frutos silvestres, sementes, alguns cogumelos, ervas e raízes.

É verdade que incluem na sua dieta alguns auxiliares da horta. No entanto, os benefícios que os ouriços-cacheiros trazem para o controle das pragas de caracóis e lesmas, justificam esse ponto negativo.

Como manter os Ouriços-cacheiros na sua horta

Durante o dia, os ouriços-cacheiros refugiam-se em locais recônditos, como arbustos, folhas secas, pedras, ramos e troncos abandonados. Sendo assim, é importante que deixe na sua horta alguns espaços sem intervenção. Se existirem sebes, deixe-as as mais naturais que conseguir. O mesmo aplica-se aos arbustos. Não os pode sem necessidade nem em excesso. Um arbusto fechado é um bom lugar para refúgio.

É também importante que eles tenham acesso fácil a fontes de água limpa. Se na sua horta não existirem zonas onde eles possam beber, deve colocar em lugares discretos e com sombra alguns recipientes com água.

Normalmente não é preciso preocupar-se muito com a alimentação. Como já referimos, eles comem de quase tudo. Se necessários, afastam-se do seu território em busca de alimento, mas regressam novamente. Sabemos que algumas pessoas têm por hábito deixar-lhes alimento espalhado pela horta. Não recomendamos essa prática. Nunca precisamos de fazer isso nos nossos espaços. Os ouriços-cacheiros são animais selvagens. O seu instinto deve ser mantido e o animal deve continuar a procurar alimentos.

Contudo, se desejar deixar alimento para os ouriços-cacheiros, faço-o ocasionalmente calculando cerca de 80 a 100 calorias por dia. Pode ser alimento seco para gatos bebés (50g max.), pedaços de fruta, grilos, ovo cozido. Nunca dê produtos lácteos. São intolerantes à lactose.

Por fim, é importante criar condições para terem abrigos adequados. Os ouriços-cacheiros hibernam quando as temperaturas são mais baixas. Normalmente entre novembro e março eles refugiam-se em tocas, montes de folhas, troncos de árvores, no solo ou em rochas. Podemos ajudar muito se construirmos abrigos e os colocarmos em espaços mais isolados na horta.

Como construir um abrigo para Ouriços-cacheiros

Existem à venda abrigos prontos para montar e abrigos já montados. No entanto, sem dúvida que é mais estimulante construirmos nós um abrigo. É muito fácil de fazer. Basta um pouco de criatividade. Inspire-se nos exemplos das imagens.

Seja qual for o seu modelo preferido, deve ter em conta alguns pontos importantes:

  • Evite usar madeira tratada.
  • O interior deve ser dividido criando como que um quarto interior. Essa divisão deve ser bem forrada com palha, feno ou folhas secas. Será um refúgio adequado para a sua hibernação e eles vão apreciar as folhas secas para começarem a fazer o ninho.
Abrigos Ourico cacheiro.fw
Detalhes do exterior e interior de um abrigo comercial
  • Opte por contruir um abrigo com a possibilidade de remover a cobertura. Assim, vai conseguir limpar o interior e preparar tudo para a próxima hibernação.
  • É aconselhável fazer um abrigo com chão e coloca-lo acima do solo para evitar a entrada de água no caso de chuva intensa.
  • Escolha um local calmo e abrigado do vento e da luz solar direta. O ideal será por baixo de arbustos perenes, árvores ou por baixo de um alpendre. A entrada deve ser posicionada de modo a que o vento e a chuva não entrem.
  • Depois de colocar o abrigo num local adequado, pode cobri-lo com folhas e galhos. Estes materiais acrescentam uma camada externa de proteção e camuflam contra animais curiosos.
  • Tente deixar sempre que possível, água fresca próximo do abrigo.
  • Evite ao máximo perturbar o local.
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros
abrigo ouriços-cacheiros

Se nunca viu um Ouriço-cacheiro, pode vê-los aqui

Partilhe este artigo

Quiz Hortas Biológicas

20 perguntas para avaliar os seus conhecimentos sobre horticultura biológica

Mais Recentes
Quiz Hortas Biológicas

20 perguntas para avaliar os seus conhecimentos sobre horticultura biológica

Newsletter

Preencha os campos abaixo para se inscrever na nossa newsletter

Em Destaque
Categorias