Conheça as diferenças entre as variedades de Tomates

Variedades de Tomates

Existem muitas variedades de tomates, cada uma com suas características únicas em termos de sabor, tamanho, cor, textura e uso culinário. É difícil fornecer o número exato pois há novas variedades a serem desenvolvidas e introduzidas regularmente e com uma impressionante gama de formas, tamanhos, cores e sabores. No entanto, sabe-se que existem milhares de variedades de tomates conhecidas, muitas delas catalogadas e disponíveis para cultivo e consumo.

Por trás da diversidade de sabores, cores e formas, existem duas distinções fundamentais entre as diversas variedades de tomates. A primeira está relacionada com o crescimento das plantas. Existem duas categorias principais de hábitos de crescimento nos tomateiros: determinados e indeterminados. Estas distinções vão muito além da aparência da planta. Têm também impacto na duração da temporada de colheita, na necessidade de cuidados e suportes da planta, e até mesmo na escolha da variedade a ser cultivada.

Variedades de tomates indeterminadas

Uma das características distintivas dos tomates indeterminados é seu crescimento contínuo e expansivo. Os tomates continuam a crescer, produzindo novos ramos, folhas e flores ao longo de toda a estação. Isso resulta numa planta vigorosa e exuberante, que requer cuidados especiais para garantir um crescimento saudável e sustentável.

Devido ao seu crescimento vigoroso, as variedades indeterminadas frequentemente precisam de estacas, gaiolas ou treliças para sustentar os galhos carregados de frutas. Esse suporte ajuda a evitar que as plantas se dobrem sob o peso dos tomates maduros, garantindo que continuem a crescer de forma vertical e saudável.

Além disso, os tomates indeterminados são conhecidos pela sua produção prolongada de frutos o que permite uma colheita constante ao longo de toda a temporada e desfrutar de tomates frescos em uma base regular.

Variedades determinadas

As variedades de tomates determinados param de crescer após atingirem um certo tamanho e altura. Elas têm um ponto final de crescimento definido, após o qual o crescimento da planta diminui e a produção dos frutos se concentra. Devido ao seu crescimento limitado, as plantas tendem a ter um porte mais compacto em comparação com as variedades indeterminadas. Estas variedades muitas vezes não precisam de suportes complexos, como estacas ou treliças. No entanto, existe benéficos em usar algum suporte leve para evitar que os frutos toquem no solo.

Crescimento das variedades de tomates
Diferenças de crescimento das variedades Indeterminadas e Determinadas

Estas variedades tendem a produzir frutos num período de tempo relativamente curto, após o qual a produção diminui. São ideais para quem procura uma colheita concentrada de tomates num curto período de tempo. Além disso, devido ao seu porte compacto, são uma opção popular cultivo caseiro em espaços limitados como vasos, varandas ou pequenas estufas.

Variedades tradicionais e não tradicionais

A segunda distinção nas diversas variedades de tomate está relacionada com a classificação entre as chamadas variedades tradicionais ou não tradicionais, também chamadas hereditárias e não hereditárias.

Os tomates considerados tradicionais, são variedades antigas de tomates que têm sido cultivadas e passadas de geração em geração por agricultores e entusiastas de horticultura. Essas variedades têm uma história cultural rica e são valorizadas pelas suas características únicas de sabor, cor e forma. São variedades que não foram geneticamente modificadas ou selecionadas para atender a padrões específicos de produção em massa.

Estes tomates, são cultivados pela sua diversidade genética e características originais. Uma das características mais marcantes é o seu sabor rico e distintivo. Eles podem variar de doce a ácido e muitas vezes têm uma complexidade de sabor que falta nas variedades não tradicionais. Além disso, estes tomates têm uma ampla variedade de cores e formas, incluindo vermelho, rosa, amarelo, laranja, verde, roxo, listrado e bicolor.

Muitas variedades de tomates foram desenvolvidas ao longo de décadas em regiões específicas, adaptando-se às condições locais de solo, clima e ambiente. Isso as torna melhor adaptadas a certas áreas geográficas e muitas vezes mais resistentes a pragas e doenças locais.

Embora estas variedades de tomates tenham muitas qualidades admiráveis, eles também podem apresentar alguns desafios de cultivo. Algumas podem ser mais suscetíveis a doenças, têm tempos de maturação mais longos ou podem ser menos produtivas em comparação com variedades modernas ou híbridas.

As variedades não tradicionais, geralmente se referem a variedades mais modernas, muitas vezes desenvolvidas por meio de técnicas de melhoramento genético recentes, incluindo hibridização e seleção artificial.

Muitas variedades de tomates não tradicionais foram, ou são criadas para atender a diversos requisitos, como maior resistência a doenças e produção consistente. A sua alta produtividade e capacidade de produzir frutos em quantidades consistentes e uniformes em tamanho, forma e cor ao longo de toda a estação de crescimento, fazem delas boas opções a para produção comercial em escala.

Duas variedades de tomates
Duas variedades de tomates tradicionais. Black Krim e TC Jones

Embora o sabor e a textura das variedades de tomates não tradicionais possam variar, eles geralmente são criados para ter um sabor agradável e uma textura carnuda que seja atraente para os consumidores.

Exemplos de variedades de tomates tradicionais

Coração de Boi
Entre as variedades de tomates tradicionais, provavelmente a variedade de mais conhecida e cultivada na horta é o Coração de Boi. É conhecida pelo seu grande tamanho, formato de coração e sabor excecionalmente doce. Geralmente têm uma cor vermelha intensa quando maduros, embora também existam variedades de Coração de Boi de cor rosa ou amarela. A textura é suculenta e carnuda. O sabor é muitas vezes descrito como doce e rico, com uma acidez equilibrada.

Beauty Queen
Os tomates Beauty Queen geralmente têm um tamanho médio a grande, e sua forma pode variar de redonda a ligeiramente oblonga. Quando maduros, têm uma cor rosa ou vermelha vibrante, com uma tonalidade rosada na maioria dos casos. Eles são conhecidos por seu sabor doce e rico, com uma acidez equilibrada. A textura é suculenta e carnuda.

TC Jones
Foi tão agradável a surpresa na primeira vez que cultivamos, que ficou na lista de cultivo permanente. Bom tamanho, bastante produtivo, cor amarela com um ligeiro tom rosado quando bem maduros, ao nível do umbigo. Textura carnuda e suculenta. Sabor equilibrado, doce e perfumado. Boa resistência a doenças e rachaduras no fruto.

Black Krim
O Black Krim é originário da região da Crimeia, na Ucrânia (daí o nome “Krim”). São notáveis por sua cor escura e única. Quando maduros, eles exibem uma tonalidade roxa escura a castanho escuro, com tons verdes. A pele muitas vezes apresenta um aspeto enrugado ou rugoso. Geralmente têm um tamanho médio a grande. O sabor é rico e complexo. Têm uma doçura suave combinada com uma acidez equilibrada e um sabor frutado e terroso. Textura suculenta macia, mas firme.

Green Zebra
Os tomates Green Zebra têm uma aparência distinta devido às suas listras verdes e amarelas. Eles são geralmente pequenos a médios em tamanho, embora isso possa variar um pouco dependendo do cultivo e das condições de crescimento. A pele é geralmente firme e ligeiramente texturizada. O sabor é muitas vezes descrito como refrescante e levemente ácido, com um toque de doçura. A textura dos tomates é firme e suculenta.

Salada de Tomates variados
Salada com tomates TC Jones, Green Zebra, Coração de Boi vermelho e laranja, Black Krim e Beauty Queen

E a sua variedade preferida qual é?

Partilhe este artigo

Quiz Hortas Biológicas

20 perguntas para avaliar os seus conhecimentos sobre horticultura biológica