Plantas Indicadoras

Precisamos aprender a “ler” as pistas que as Plantas Indicadoras nos dão. Conheça as mais comuns na horta.
Plantas Indicadoras
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Como o próprio nome indica, as plantas indicadoras indicam alguma coisa.
Precisamos aprender a “ler” a mensagem que nos querem transmitir ou as pistas que nos dão. As “ervas daninhas” ou “plantas espontâneas”, na sua maior parte, tem apenas contra si o facto de crescerem onde não as queremos.

Se simplesmente as encararmos como daninhas e nos preocuparmos apenas em erradica-las, vamos perder uma valiosa fonte de informações que nos podem auxiliar a cuidar do solo da nossa horta e a evitar cometer erros desnecessários.

Se, por outro lado as virmos como indicadoras, poderemos utilizar não só as informações que nos trazem, como também manejar a sua presença. Desta forma permitiremos que elas cumpram sua função.

É fundamental percebermos que as plantas nascem espontaneamente apenas onde encontram um ambiente propício ao seu desenvolvimento: os minerais no solo, a sombra ou o sol, ou o exato nível de humidade.

Por isso, o conhecimento das chamadas ervas daninhas pode fornecer-nos indicações precisas sobre como cultivar certo tipo de solo, sobre a sua fertilidade, sobre o pH, os minerais, a drenagem, deficiências etc.

Algumas destas ervas prestam-nos ainda outro tipo de favores.
As plantas com raízes mais longas e articuladas amolecem o solo e trazem para cima desde as camadas mais profundas certos elementos nutritivos e põe-nos á disposição das plantas cultivadas; ou conservam no terreno elementos que de outro modo seriam arrastados pelas águas. De modo similar, plantas com raízes fortes rompem a crosta e abrem caminho para a culturas menos fortes.

Sendo assim, se uma “erva daninha” em determinado momento e local não está a competir com as culturas, estamos a ter benefícios com a sua presença.

Portanto, não é preciso perder o sono a pensar na sua erradicação.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Newsletter
Mais Recentes
Categorias