Como preparar bem os tratamentos à base de plantas para usar na horta

Tratamentos à base de plantas

Existem muitas plantas que pelas suas propriedades e princípios ativos, podem ser um bom auxílio para controlar ou combater as pragas e doenças que podem surgir na nossa horta. Contudo, na preparação dos tratamentos à base de plantas, devemos ter em conta que algumas espécies têm características que obrigam a alguns cuidados.

Para que possa usufruir em segurança de todo o seu potencial, deixamos aqui alguns conselhos para elaborar bem os tratamentos à base de plantas.

Cuidados na preparação os tratamentos à base de plantas

  • Escolha plantas vigorosas, que não apresentem sintomas de doenças e que estejam longe de possíveis fontes de contaminação (locais de aplicação de pesticidas sintéticos, indústrias, fossas, aterros ou áreas onde exista muito tráfego de veículos).
  • Se possível, devem ser colhidas cedo. Logo no início do dia.
  • Evite colher plantas em frutificação, exceto nos casos em que é indicado o uso dos frutos.
  • As partes mais mais recomendadas para usar nos tratamentos à base de plantas são as folhas, flores e frutos. Deve-se evitar o uso de partes que possam causar danos à planta como as cascas e as raízes.

  • Sempre que possível, a água utilizada nos tratamentos à base de plantas, deve ser água não tratada (chuva ou poço). Se for necessário usar água da torneira, é aconselhável deixá-la descansar por 24 horas para decantar os sais e assim evitar a alcalinização do solo.
  • É preferível evitar o uso de utensílios e recipientes de metal para fazer os preparados, pois podem alterar os compostos.
  • Geralmente, os tratamentos à base de plantas, podem ser usados imediatamente após a sua elaboração. No entanto, alguns podem ser guardados em forma concentrada. Os preparados concentrados devem ser armazenados em recipientes de vidro ou plástico e em locais escuros, frescos e secos.
  • Se precisar de adicionar um agente emulsionante, deve usar apenas o sabão neutro. É importante não usar detergentes de louça ou semelhantes, pois eles danificam os tecidos das plantas e são poluentes para o meio ambiente.
  • É importante aplicar fora das horas de mais calor. As substâncias tendem a tornarem-se inativadas quando expostas à luz e ao calor intensos. Os períodos do final da tarde e início da noite, são os mais indicados.
  • A primeira aplicação do preparado deve ser numa dose mais baixa para não queimar as folhas. Depois, pode ir aumentando a dose até encontrar aquela que produz os melhores resultados. Isto é especialmente importante nos casos em que não está familiarizado com o preparado.

  • É aconselhável não aplicar o mesmo tratamento por um período prolongado. É preferível alternar com outros preparados baseados em substâncias diferentes. Isso vai evitar criar desequilíbrios ao nível do solo, bem como, diminuir as possibilidades dos organismos que estão a ser controlados possam adquirir resistência aos princípios ativos das plantas.

A segurança é importante na preparação de tratamentos à base de plantas

Tratamentos à base de Plantas
  • É aconselhável usar sempre luvas ao manusear as plantas, ao elaborar os preparados e na sua aplicação. Use máscara e roupa adequada que proteja todas as partes do corpo. Isso é particularmente importante no caso de estar a manusear plantas que podem causar reações alérgicas.
  • Lave bem as mãos após elaborar o preparado.  
  • O local de preparação deve ter uma boa ventilação e deve estar longe de alimentos.
  • Use os recipientes e utensílios exclusivamente para a fazer os preparados, evitando o contato posterior com comida e bebida.
  • Embora os extratos vegetais tendam a degradar-se rapidamente, pode ser conveniente, aguardar alguns dias antes da colheita para consumo.

Exemplo que exigem cuidados

Borragem (Borago officinalis) – Provoca irritações na pele
Açoro (Acorus calamus) – Provoca irritações na pele
Urtiga (Urtica dioica) – Provoca dor e irritações na pele
Jasmim (Jasminum officinale) – pode provocar irritações na garganta e no nariz a quem tiver alergias respiratórias.
Arruda (Ruta graveolens) – especialmente em dias quentes, evite o contacto direto com a planta. A seiva e as folhas podem causar irritações e alergias na pele. Evite cultiva-la nas zonas habituais de passagem para diminuir os riscos de contato na pele.

Mais sobre irritantes cutâneos

 

Partilhe este artigo

Quiz Hortas Biológicas

20 perguntas para avaliar os seus conhecimentos sobre horticultura biológica

Mais Recentes
Quiz Hortas Biológicas

20 perguntas para avaliar os seus conhecimentos sobre horticultura biológica

newsletter

Preencha os campos abaixo para se inscrever na nossa newsletter

Em destaque
categorias